As necessidades nutricionais do nosso corpo vão mudando conforme ficamos mais velhos. Com alterações na composição corporal, mudanças biológicas e problemas como a diminuição da massa muscular ou o aumento da gordura corporal, além da diminuição da eficiência do nosso metabolismo, fazem com que os cuidados com a alimentação precisem ser redobrados após os 60 anos de idade.
Viver os anos de velhice já é uma realidade em diversos países do mundo. No Brasil, atualmente os idosos representam uma parcela de mais de 13% da população brasileira. E com a evolução da medicina a tendência desse número é só aumentar, com laboratórios e farmácias cada vez mais investindo na terceira idade, com a criação de suplementos e multivitamínicos que tem a função de suprir as necessidades nutricionais diárias desse grande público.
Antes da Suplementação, vem uma boa alimentação
Embora a suplementação seja uma aliada importante para complementar os nutrientes necessários para ter saúde, energia e disposição, uma boa alimentação também faz parte desse ciclo de nutrição. Pensando nisso, a Supracorp preparou uma tabela especial com os principais tipos de alimentos e os seus benefícios para o organismo, com nutrientes que podem ajudar a manter a saúde do seu corpo.
Ômega-3 | Peixes | O consumo de ácidos graxos ômega 3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. |
Licopeno | Frutas vermelhas, pimentão vermelho, melancia, tomate e derivados | Antioxidante |
Betacaroteno | Pêssego, manga, cenoura, abóbora e acerola (frutas alaranjadas) | Precursor da vitamina A. Auxilia na visão, no funcionamento do sistema imune, metabolismo do ferro, na manutenção de mucosas, no processo de diferenciação celular e contribui para a manutenção da pele. |
Fibras | Grãos, leguminosos e frutas com casca | Melhora o funcionamento intestinal. |
Selênio | Grãos, castanhas e cereais | Ação antioxidante e auxilia no funcionamento do sistema imunológico. |
Luteína e Zeaxantina | Gema de ovo, milho, folhas verdes em geral | Antioxidantes. |
Quais são os principais nutrientes que costumam faltar na dieta da terceira idade?
Zinco, cálcio, colágeno, vitamina D e B12 são os principais. Esse é o grupo de elementos que pode ser responsável por alguns problemas como cansaço, baixa imunidade, perda de apetite ou ganho de peso repentino, palidez, surgimento de feridas e cicatrização lenta. O recomendado é realizar uma bateria de exames clínicos para detectar os níveis destes nutrientes no organismo e iniciar uma correção alimentar junto com uma suplementação para suprir essa necessidade.
Como a suplementação age no organismo
A suplementação serve para complementar a dieta diária. Quando em formato de cápsulas, pó, pastilhas, líquidos, granulados ou tabletes, a suplementação é absorvida pelo corpo assim complementando o bem estar. A grande vantagem da suplementação é que ela auxilia na obtenção das doses diárias de vitaminas, minerais, fibras ou outros nutrientes que não são supridos pela alimentação, ou que sofrem com a baixa absorção do organismo.
A suplementação alimentar sempre vai ser uma aliada da alimentação equilibrada e dos exercícios físicos. Para o público +50, a Supracorp possui o Polivitamínico 50+, que possui em sua composição 23 nutrientes, 13 vitaminas e 10 minerais. Ele foi desenvolvido com base nas necessidades nutricionais específicas para indivíduos com mais de 50 anos, de modo a complementar a ingestão de vitaminas e minerais para ter qualidade de vida.
Lembre-se de consultar um médico especialista e avaliar a saúde geral do seu organismo antes de iniciar a suplementação, que deve ser sempre acompanhada de um nutricionista.
Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.
Fontes:
- https://www.einstein.br/noticias/noticia/alimentacao-na-melhor-idade Acesso – Julho de 2021
- https://www.einstein.br/noticias/noticia/carencia-de-vitaminas Acesso – Julho de 2021
- https://site.abcfarma.org.br/suplementos-alimentares-aliados-da-terceira-idade/ Acesso – Julho de 2021
- Silva TF, Penna ALB. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Rev Inst Adolfo Lutz. São Paulo, 2012; 71(3):530-9.