fbpx

As Dores nas Articulações Aumentam no Frio?

Você sabia que a dor articular está entre os tipos mais frequentes de dor?

As principais causas são o traumatismo e a inflamação. Mas independente da sua origem, é importante você saber que as dores nas articulações podem atingir pessoas de todas as idades e gêneros.

E então, basta que a temperatura caia um pouco que as “dores nas juntas” aparecem.

Mas, porque existe a sensação de que as dores nas articulações aumentam no frio? O que podemos fazer para aliviá-las?

Continue a leitura! 

Dores nas articulações e dias frios, entenda a relação:

A percepção de que as dores articulares aumentam durante o inverno acontece, pois, com a queda da temperatura, as pessoas tendem a se “encolher”. Ou seja, os vasos sanguíneos ficam mais estreitos e os nossos tendões e músculos sofrem uma compressão para armazenar o máximo de calor no organismo. 

As articulações acabam sofrendo com tudo isso, principalmente, quando já existe uma lesão no local, por isso essa sensação de piora é comum, além de uma possível dificuldade para se movimentar e rigidez nas juntas.¹

Entretanto, isso não significa que as doenças reumáticas piorem devido às baixas temperaturas. Trata-se apenas da percepção de dores nas articulações (principalmente nas extremidades, como as mãos e pés).

Como aliviar as dores nas articulações

Nós entendemos que nos dias mais frios, a preguiça e a vontade de ficar debaixo das cobertas podem prevalecer, mas neste período, a prática de atividades físicas continua sendo muito importante para a sua qualidade de vida!

As caminhadas, por exemplo, além de aquecerem o corpo, também ajudam a manter a lubrificação adequada das articulações, reforçando os músculos que as sustentam. Já os exercícios de alongamento mantêm o tônus, a flexibilidade e a amplitude dos movimentos. 

Para completar, proteja-se contra o frio, com roupas apropriadas, banhos de água morna e, se necessário, bolsas térmicas nas áreas doloridas.

Importante: se as dores persistirem, podem ser sinal de algum outro problema. Para isso, é imprescindível buscar a avaliação de um especialista.

Como fortalecer as articulações

Prevenir é melhor que remediar…

Além de incluir exercícios físicos na sua rotina, é muito importante ficar de olho na alimentação.

Através de uma dieta menos calórica, diminuímos o acúmulo de gordura no corpo e, por consequência, evitamos a pressão sobre as articulações, principalmente em regiões como tornozelos, joelhos e quadris.


Uma dica valiosa, é investir em alimentos ricos em
Vitamina C, presente em laranjas, acerolas, kiwis, brócolis, couve, pimentões, entre outras frutas cítricas e folhas verde escuras.

 

Destacamos este nutriente, pois a Vitamina C auxilia na formação e estabilização do colágeno, proteína que dá sustentação e firmeza para as articulações.²

Para você entender a importância desta proteína, a cartilagem é composta possui colágeno tipo II em sua composição, que auxilia na manutenção da função articular. ³

Na alimentação, o colágeno pode ser encontrado em carnes vermelhas e brancas, queijo, ovo, gelatina e geleia de mocotó.

Também é possível complementar a alimentação com suplementos que forneçam o colágeno tipo II (não desnaturado). Neste caso, a suplementação pode ser recomendada por um profissional de saúde, como, por exemplo, em situações de dietas restritivas carentes em proteína animal.

Tiramos as suas dúvidas? Então, se você gostou deste conteúdo, não deixe de compartilhar com a sua família e amigos.

______________________________________________________

Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomenda-se uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida. 

Fontes

Gostou da leitura? Compartilhe!

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Sou(obrigatório)

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.