fbpx

Colágeno para articulações: o guia completo

Provavelmente você já ouviu falar sobre os benefícios do colágeno para a beleza, mas você sabia que ele pode ser também um aliado para as articulações?

O Colágeno é uma proteína produzida pelo nosso organismo e que faz parte da constituição da nossa pele, unhas, cabelos, nervos, músculos e outros tecidos.

A partir dos 30 anos, perdemos cerca de 1% de colágeno ao ano, e essa reação é uma das principais causas do envelhecimento do organismo. Os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e os ligamentos perdem elasticidade e força motora.

Para saber como utilizar o colágeno ao seu favor e ter mais qualidade de vida, continue com a gente <3

Onde encontrar o Colágeno?

O colágeno é uma proteína que pode ser encontrada facilmente em alimentos de origem animal e vegetal, ricos em aminoácidos específicos. Confira a lista que separamos com alguns deles:

  • Peixes
  • Ovos
  • Gelatina
  • Soja
  • Frango
  • Carnes vermelhas

Essas são ótimas opções, já que são alimentos que contém quantidade abundante de proteínas e vitaminas do complexo B.

A vitamina C estimula a síntese de colágeno no organismo, por isso, também é recomendando consumir o nutriente.
Inclua no seu cardápio, frutas cítricas como laranja e limão, e folhas verdes escuras que são fontes ricas da vitamina.

Principais funções do Colágeno no organismo⠀

A importância do consumo de colágeno vai além dos benefícios estéticos, pois o colágeno é considerado uma proteína funcional muito importante.

O Colágeno desempenha funções muito importantes no nosso corpo, melhorando a nossa capacidade motora, por exemplo. Confira mais algumas delas:

  • Auxilia na hidratação do corpo
  • Mantém as células dos tecidos unidas e fortes
  • É responsável pela cicatrização e/ou regeneração em caso de corte ou cirurgia

Qual a diferença entre o colágeno tipo 1 e 2?

Existem diversos tipos de colágeno, os mais conhecidos são o tipo 1 e 2.

Surgiram muitas dúvidas com relação às diferenças entre eles, porém, eles não podem ser comparados, pois, possuem objetivos e origens distintas.

Tipo 1:

O suplemento tem origem do osso e da cartilagem bovina e é também conhecido como Colágeno Hidrolisado. É utilizado principalmente para aumentar a produção de colágeno e retardar o envelhecimento da pele.

Tipo 2:

O suplemento é derivado do frango e contém em sua estrutura o nutriente não desnaturado, ou seja, o processo de fabricação preserva a estrutura nativa. O Colágeno Tipo II auxilia na manutenção da função articular.

Ou seja, enquanto o Tipo 1 auxilia na beleza o segundo auxilia na saúde da função articular.

Gostou dessas dicas? Então aproveite para compartilhar com os seus amigos e familiares. <3



Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Fontes:
Silva TF, Penna ALB. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Rev Inst Adolfo Lutz. São Paulo, 2012; 71(3):530-9.

Gostou da leitura? Compartilhe!

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Sou(obrigatório)

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.