fbpx

Como fortalecer a imunidade no inverno

Você sabe quais são os cuidados necessários para fortalecer a imunidade no inverno?

Com a chegada dos dias mais frios, algumas pessoas começam a sentir os seus efeitos no próprio organismo. Por isso, é necessário rever alguns hábitos que prejudicam o nosso sistema imunológico, responsável por promover a defesa natural do corpo.

Mas afinal, o que é imunidade?

Podemos comparar o sistema imunológico à uma barreira que evita a entrada de microorganismos e combate infecções quando o organismo fica doente. Esse sistema complexo é formado por células de defesa e barreiras físicas do corpo, como a pele e a acidez do estômago.

Existem alguns sintomas que se manifestam quando estamos com imunidade baixa, portanto se você apresentá-los frequentemente, deve ficar alerta!

Antes que você se pergunte quais são, continue a leitura.

Sintomas da baixa imunidade:

  • Cansaço excessivo;
  • Febre e calafrios frequentes;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia;
  • Doenças simples que ficam graves, como gripes que duram semanas;
  • Otites;
  • Herpes na região genital;
  • Herpes labial;
  • Estomatite;
  • Amigdalite.

Dicas para aumentar a imunidade:

Agora que você entendeu o que é imunidade e quais os sintomas mais comuns para indicar que ela está baixa, está na hora de colocar em prática estas dicas:

#1 Não esqueça de beber água:

No inverno costumamos beber menos água pois não transpiramos tanto quanto nas estações mais quentes.
O recomendado é beber em média 2 litros de água por dia, pois ela ajuda a remover o excesso de impurezas do organismo, além de ajudar a prevenir doenças.
Uma boa dica é sempre levar consigo um recipiente, ou deixar na mesa do trabalho/home office.

#2 Mantenha suas vacinas em dia:

Na história da humanidade passamos por diversas pandemias, como a da Covid-19, que foram erradicadas graças ao desenvolvimento de vacinas.
É importante, mesmo na vida adulta, se certificar de que a sua carteirinha de vacinação está em dia, para que você fique imunizado contra doenças como hepatite B e A, varicela, sarampo, rubéola e caxumba.

#3 Dormir é uma necessidade fisiológica:

A privação do sono ou até mesmo noites mal dormidas podem tornar os seus dias mais cansativos e estressantes. É preciso recarregar as energias e deixar o seu organismo cumprir todas as funções que ele necessita.
Acredite, isso faz toda a diferença para o sistema imune!

#4 Diga não ao excessos

Alimentação gordurosa e pobre em nutrientes, bebidas alcoólicas, tabaco, são alguns dos grandes inimigos do nosso organismo.
É preciso controlar os excessos. No caso do tabaco, reveja este hábito, uma vez que o seu consumo causa apenas malefícios à sua saúde.

#5 Tenha uma alimentação balanceada

Alguns nutrientes são aliados da imunidade e devem ser adicionados à sua dieta, confira:

  • Vitamina C: morango, laranja, acerola, goiaba;
  • Vitamina A: óleo de peixe, cenoura, abóbora;
  • Vitamina E: sementes de girassol, germe de trigo, amendoim, avelãs;
  • Zinco: leguminosas como feijão, grão de bico, lentilha;
  • Selênio: Castanha do Pará, arroz, frango, farinha de trigo;
  • Magnésio: beterraba, banana, uva, aveia, abacate.

#DICA EXTRA: Tome Sol Frequentemente

As células que compõe o sistema imune, como os linfócitos, contém receptores para a Vitamina D, que atua no fortalecimento do sistema de defesa, auxiliando na prevenção de doenças.

Poucos alimentos contêm a Vitamina D, sendo necessário consumi-los em grandes quantidades para suprir as necessidades do organismo. Peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos secos têm maior quantidade do nutriente. Enquanto o leite, ovos e o fígado bovino têm em menor quantidade.

Por isso, a principal forma de ativar a vitamina se dá por meio de exposição solar que faz a sintetização do nutriente através da pele.

A indicação é que você apenas evite se expor ao sol entre 10h e 16h, pois há um maior índice de raios UV que podem prejudicar a sua saúde.

Nova estação, novos hábitos

Além dessas dicas, é importante frisar a importância da higienização das mãos, que são a porta de entrada de doenças e infecções no nosso organismo.

Gostou das dicas? Compartilhe com os seus familiares e amigos e inclua hoje mesmo novos hábitos na sua rotina. 💛

______________________________________________________

Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomenda-se uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida. 

Fontes

Gostou da leitura? Compartilhe!

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Sou(obrigatório)

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.