Com a rotina agitada, muitas pessoas acabam deixando a alimentação saudável de lado e preferindo o consumo de alimentos de fácil preparo, incluindo os famosos fast-foods.
Apesar da correria diária, adotar hábitos mais leves é fundamental para elevar os níveis de bem-estar do corpo e da mente. Essas situações podem interferir diretamente no funcionamento do organismo, facilitando o hábito e consumo de alimentos saudáveis. Para te ajudar, preparamos algumas dicas de como manter uma alimentação saudável.
Afinal, o que é uma alimentação saudável?
A alimentação saudável se dá através de uma dieta equilibrada, que contém nutrientes, vitaminas e minerais em porções adequadas para o funcionamento correto do organismo. E é sempre bom reforçar que a alimentação saudável ajuda a manter o corpo forte e com a imunidade alta para combater diversas doenças.
Equilíbrio é a palavra-chave para uma alimentação saudável, pois é preciso estar sempre atento à quantidade que estamos ingerindo de cada um deles.
Quais hábitos devo adotar então?
Com intuito de facilitar o entendimento sobre o assunto, o Ministério da Saúde preparou um Guia Alimentar para a População Brasileira. Para te ajudar, separamos quais são as medidas e cuidados mais importantes a serem seguidos:
- Dê prioridade para alimentos in natura ou minimamente processados;
É base de uma alimentação saudável dar preferência para os alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, tubérculos ou raízes, oleaginosas, carnes, ovos e grãos. Esses alimentos não devem ser substituídos por produtos processados e ultraprocessados, cujo consumo tem relação com uma série de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
- Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos;
Ao realizar a preparação ou tempero das refeições, utilize pequenas porções de óleos, gorduras, sal e açúcar. Mesmo em pequenas quantidades, esses ingredientes contribuem para deixar a alimentação mais apetitosa e sem torná-la nutricionalmente desbalanceada.
- Limite o consumo de alimentos processados;
Uma beterraba em conserva não é tão saudável quanto a natural. Em pequenas quantidades até podem ser consumidas como ingredientes de receitas ou parte de refeições, mas nem sempre. Por isso, não exagere.
- Alimente-se com regularidade e atenção;
Busque realizar suas refeições diárias em horários semelhantes. Evite “beliscar” nos intervalos entre as refeições. Mastigue devagar e desfrute o que está comendo, sem se envolver em outra atividade.
- Opte por comprar alimentos na feira;
Realizar compras de alimentos em mercados, feiras livres e de produtores e outros locais que comercializam variedades de alimentos naturais é importante. Dê preferência para legumes, verduras e frutas da estação.
- Planeje e prepare suas refeições;
Organize as compras de alimentos, a despensa doméstica e defina com antecedência o cardápio da semana. Se você tem habilidades culinárias, procure aperfeiçoá-las, é fundamental cuidar de cada passo no momento do preparo das refeições.
- Evite fast foods.
Mesmo com a rotina agitada, dê preferência para locais que servem refeições feitas na hora e com preços justos. Restaurantes de comida a quilo podem ser boas opções. Evite redes de fast-food.
Ao seguir essas dicas, combinadas com a prática de atividade física, os resultados poderão ser percebidos com o aumento da disposição e mais bem-estar no dia a dia. Acompanhe outros conteúdos como esse por aqui ou em nosso Instagram.