Nós já falamos sobre a importância da alimentação infantil ser variada e rica em nutrientes para ter um bom funcionamento do organismo e, principalmente, do sistema imune, mas você sabia que alguns nutrientes também auxiliam no rendimento escolar das crianças?
Isso ocorre, pois algumas vitaminas e minerais têm o poder de auxiliar na capacidade de atenção e aprendizado dos pequenos. Continue a leitura e entenda.
Alimentação Saudável x Concentração: qual a relação?
Na fase escolar, as crianças precisam estar com a concentração no nível máximo. O desafio, entretanto, é conseguir manter a atenção dos pequenos com tantas distrações e novas descobertas ao redor.
Atividades que envolvem atenção, concentração e memória, por exemplo, necessitam, além de energia, uma quantidade de nutrientes que auxiliem nessas funções. Por isso, quando a criança não conta com hábitos alimentares saudáveis, sua capacidade de raciocínio e aprendizagem fica comprometida.
Não se esqueça que o cérebro é o principal responsável pelas funções que auxiliam no rendimento escolar da criança. Inclusive, alguns alimentos contribuem para que as ligações neurais aconteçam. Então, na hora de escolher os alimentos, considere os que possuem nutrientes que possam estimulá-lo.
Quais nutrientes incluir na alimentação das crianças?
Carboidratos
Alimentos como pães, massas, cereais e grãos são responsáveis pelo fornecimento de carboidratos, os quais serão transformados em glicose e outros aminoácidos, oferecendo a quantidade de energia necessária para manter as atividades diárias das crianças. O consumo insuficiente de carboidratos pode levar a falta de energia, cansaço e falta de atenção.
Esses alimentos também são boas fontes de vitamina B6, que estimula o sistema nervoso a liberar serotonina, uma substância que contribui para a diminuição do estresse.
Proteínas
Normalmente são encontradas em produtos de origem animal, produtos lácteos (leites e derivados) e nas carnes em geral. Mas também podem ser obtidas a partir de alimentos como a lentilha, o feijão, o grão-de-bico e sementes.
A quantidade inadequada de proteínas pode comprometer o crescimento das crianças e desencadear reflexos de dificuldade de concentração e aprendizado.
Vitaminas do complexo B
Quando consumidas em doses adequadas, auxiliam na função cerebral, evitando a fadiga e agindo assim, na melhora do desempenho cognitivo das crianças. Podem ser encontradas em alimentos de origem animal, como as carnes, ovos, leites e derivados, bem como, em cereais integrais e alimentos enriquecidos ou fortificados.
Zinco
O zinco é um mineral de grande importância para o cérebro. Ele atua na síntese de proteínas importantes para a produção de neurotransmissores e favorece a afinidade para os seus receptores. Outro ponto importante, é que a deficiência de zinco pode retardar o crescimento e maturação dos neurônios, afetando a capacidade cognitiva das crianças.
É possível encontrar este mineral em carnes, semente de abóbora, leguminosas, castanhas e sardinha.
Ferro
O ferro é um nutriente que auxilia na produção das hemoglobinas. Elas são as responsáveis por oxigenar o sangue, contribuindo para o nosso metabolismo e também como fonte energética. Além disso, auxilia no desenvolvimento e desempenho cognitivo e psicomotor.
É possível encontrar o ferro no feijão, na carne, nos frutos secos, nos ovos, na beterraba e nos legumes verdes, como os espinafres. Uma dica é aliar o consumo deste mineral com alimentos ricos em Vitamina C que auxilia na absorção de ferro pelo organismo.
E por falar em Vitamina C…
A vitamina C, também conhecida como “ácido ascórbico”, é um grande antioxidante que protege contra os danos causados pelos radicais livres e traz efeitos positivos para o bem-estar da criança, como a melhora da comunicação entre as células cerebrais e o estímulo do aprendizado e da memória.
É possível encontrar essa vitamina nas frutas cítricas, como a laranja, acerola e limão.
Gostou dessas dicas? Então aproveite para compartilhar com os seus amigos e familiares. <3
Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.
Fontes:
- PEDRAZA, Dixis Figueroa e QUEIROZ, Daiane de. Micronutrientes no crescimento e desenvolvimento infantil. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.1 [citado 2021-08-11], pp. 156-171 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822011000100016&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0104-1282.
- Vannucchi, H.; Cunha, S. F. de C. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes Vitaminas do Complexo B: Tiamina, Riboflavina, Niacina, Piridoxina, Biotina e Ácido Pantotênico. Força-tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos: Comitê de Nutrição, ILSI Brasil, Julho, 2009.
- CUNHA, L. F. A importância de uma alimentação adequada na educação infantil. (Monografia) Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, 2014.