Nos estudos ou no trabalho, a gente sabe que manter a concentração durante longas horas é um desafio para muitos. Qualquer distração pode ser motivo suficiente para procrastinar, não é mesmo?
Então, se você se distrai facilmente quando começa a ler algum livro, por exemplo, saiba que algumas mudanças nos seus hábitos podem auxiliar no estado de alerta e atenção.
A memória e concentração podem ser potencializadas com algumas vitaminas e minerais que podem facilmente serem encontradas em alimentos que vemos no dia a dia. Sem contar que uma rotina alimentar que contemple os nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo traz diversos outros benefícios para a nossa qualidade de vida.
Nutrientes que auxiliam na concentração
Alguns alimentos específicos possuem nutrientes que otimizam a concentração e aumentam os níveis de energia, auxiliando no bom desempenho cognitivo e na memória. Continue a leitura e descubra quais são e onde encontrá-los:
Peixes oleosos e o ômega 3
Peixes oleosos são excelentes fonte de ácidos graxos ômega-3. Para você entender melhor, o ômega-3 ajuda a construir membranas ao redor de cada célula do corpo, incluindo as células cerebrais.
Um estudo de 2017, a Trusted Source, identificou uma conexão entre os níveis de ômega-3 e uma melhor cognição ou habilidades de pensamento. Esses resultados sugerem que comer alimentos ricos em ômega-3, como peixes oleosos, pode auxiliar na função cerebral. ¹
Alguns exemplos de peixes oleosos que contêm altos níveis de ômega-3:
- Salmão
- Cavalinha
- Atum
- Arenque
- Sardinhas
Chocolate? Sim!
Chocolates com alta porcentagem de cacau contém flavonóides, um tipo de antioxidante que além de proteger contra os danos causados por radicais livres, também podem estimular o fluxo sanguíneo no cérebro.
Outro ponto positivo para o chocolate amargo está no fato de que o mesmo aumenta o nível de serotonina e endorfina, neurotransmissores fundamentais para a concentração.
Então que a gente esqueça: dê preferência a chocolates meio amargo, combinado?
Frutas vermelhas
Assim como o chocolate amargo, frutas vermelhas como o morango e a amora, por exemplo, contêm antioxidantes flavonóides que trazem efeitos positivos como a melhora da comunicação entre as células cerebrais e o estímulo do aprendizado e da memória.
Além disso, as frutinhas também são boas fontes de ferro (que auxilia no transporte do oxigênio no organismo), selênio (que também auxilia na proteção dos danos causados por radicais livres) e zinco (que auxilia na visão), entre outras funcionalidades.
Cafeína
O café contém alta dosagem de cafeína, que aumenta a capacidade de vigília e a velocidade da reação, melhora a memória e o aprendizado a curto prazo. De forma geral, a cafeína melhora bastante a concentração e o processo de aprendizagem, além de inibir a ação da adenosina, uma substância responsável pela sensação de sono e cansaço.
Importante: a cafeína pode, no entanto, afetar o sono de uma pessoa. Desse modo, fique atento ao horário de ingestão. Lembre-se que os resultados podem ser positivos, desde que não haja excesso.
Vitamina B1
Se você quer aumentar a capacidade de raciocínio, memória e concentração, então precisa dos seus neurônios trabalhando a todo vapor!
Para isso, invista em alimentos ricos em vitamina B1, como:
- Cereais integrais
- Leguminosas
- Carne de porco
Para você entender a importância desta vitamina, que faz parte do Complexo B, o nosso cérebro funciona à base de glicose e, para que a mesma seja metabolizada, a presença da vitamina B1 é fundamental².
Gostou dessas dicas? Então aproveite para compartilhar com os seus amigos e familiares. <3
Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.
Fontes:
- Quantitative Erythrocyte Omega-3 EPA Plus DHA Levels are Related to Higher Regional Cerebral Blood Flow on Brain SPECT. National Library of Medicine. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28527220/ – Acesso em Agosto, 2021.
- Escola Paulista de Medicina (Unifesp-EPM) – Vitamina B1 – Publicado em Dezembro de 2010. Disponível em http://files.bvs.br/upload/S/1413-9979/2010/v15n2/a69-70.pdf – Acesso em Agosto, 2021
- 10 alimentos para ajudar na concentração. Blog do QG do ENEM. Disponível em: https://blog.enem.com.br/10-alimentos-para-ajudar-na-concentracao/ – Acesso: Agosto, 2021
- 12 foods to boost brain function. Medical News Today. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/324044 – Acesso em Agosto, 2021.