Você sabe o que é imunidade baixa?
O nosso sistema imunológico é composto por células, tecidos e órgãos que funcionam em conjunto para proteger o nosso corpo de diferentes tipos de doenças.
A imunidade baixa acontece quando as nossas células imunes levam mais tempo do que o normal para responder a alguma anormalidade no nosso organismo. Por isso, é importante ficar atento aos sinais que a imunidade baixa dá ao nosso corpo, como cabelos e unhas fracas, infecções que perduram por muito tempo ou acontecem com muita frequência, gripes ou resfriados, entre outros.
As formas mais comuns de fortalecer o sistema imunológico, indicadas por profissionais da saúde, são: a prática de exercícios físicos; o cuidado com a higiene; boas noites de sono; evitar vícios em excesso; e, principalmente, inserir uma alimentação balanceada, rica em nutrientes que auxiliam o funcionamento do sistema imune.
Vitamina D: uma aliada contra a imunidade baixa
Já reconhecida como uma substância que beneficia o metabolismo e a absorção de cálcio no organismo, a Vitamina D também passou a ser reconhecida nos últimos anos como uma aliada ferrenha da imunidade, virando foco em muitos estudos e pesquisas que destacam as suas propriedades que favorecem o sistema imunológico.
3 motivos para você aumentar o consumo de Vitamina D
1 – Ela é capaz de modular o sistema imune inato.
Isso significa que além de beneficiar o sistema imunológico como um todo, a Vitamina D também contribui para o desenvolvimento do sistema imune inato, que nada mais é do que a primeira defesa do nosso organismo, evitando que as doenças se propaguem pelo resto do corpo.
2 – Diminui a proliferação de infecções.
A Vitamina D auxilia na produção de um composto chamado catelicidina, uma proteína que age como antibiótico natural contra um amplo espectro de vírus, bactérias e fungos[3].
3 – É uma das Vitaminas mais fáceis de consumir
Existem diversas fontes de Vitamina D na natureza. Ela pode ser obtida através da alimentação, por exemplo, mas só será ativada quando houver exposição ao sol ou raios ultravioleta, transformando-se, assim, em vitamina D3, que é a forma ATIVA do nutriente.
Uma exposição diária de 15 minutos é o suficiente para sintetizar a vitamina através do sol.
Confira uma lista especial de alimentos para você inserir no seu dia a dia:
- Leite e derivados
- Peixes
- Cogumelos
- Ovos
- Cereais
Agora que você já sabe o quão importante é a vitamina D para o nosso sistema imunológico, busque formas de incluir a sua absorção diária, encontrando em alimentos e complementando a sua dieta com suplementos alimentares. Importante sempre buscar o aconselhamento de um profissional de saúde.
—————————————————————–
Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.
Fonte:
- Como a vitamina D auxilia a imunidade. Disponível em: https://www.postalsaude.com.br/beneficiario/noticias/como-a-vitamina-d-auxilia-a-imunidade Acesso: março 2021
- A importância dos níveis de vitamina D nas doenças autoimunes. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042010000100007#:~:text=De%20maneira%20geral%2C%20o%20efeito,regula%C3%A7%C3%A3o%20multifacetada%20da%20imunidade%20adquirida.&text=Tem%20sido%20demonstrada%20uma%20rela%C3%A7%C3%A3o,%2C%20AR%2C%20LES%20e%20DII. Acesso: março 2021
- Defesas Celulares e a vitamina do Sol. Scientific American Brasil. Disponível em: https://sciam.com.br/defesas-celulares-e-a-vitamina-do-sol/. Acesso em Março de 2021.