Todo mundo sabe que uma boa alimentação é essencial para a saúde do corpo. Mas você sabia que ela também é importantíssima para a nossa saúde mental?
Pois é, além de ser considerado por muitos um ato prazeroso, o que por si só já libera substâncias positivas no nosso cérebro, alimentar-se bem, e de forma equilibrada, pode influenciar na nossa saúde mental.
Mas afinal, o que é considerado saúde mental?
A OMS (Organização Mundial de Saúde) define saúde mental como um estado de bem-estar no qual um indivíduo é capaz de utilizar suas próprias habilidades para lidar com as tensões normais da vida, trabalhar de forma produtiva e fazer contribuições à comunidade.
Ou seja, uma pessoa mentalmente saudável é aquela que é capaz de lidar com os obstáculos do dia a dia mantendo o controle emocional e comportamental, sem prejudicar a si mesmo ou os outros ao seu redor.
Qual a relação da alimentação com a saúde mental?
A relação entre os dois é mais complexa do que se imagina. Cada vez mais estudos e pesquisas surgem apontando fatores nutricionais como possíveis causas de distúrbios neurológicos ou psiquiátricos. O fato destes estudos estarem ganhando notoriedade e áreas como a nutrologia (a especialidade médica clínica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar) estão surgindo na sociedade.
A importância da alimentação na saúde mental vai além das sensações de prazer e satisfação que sentimos ao comer bem. Os nutrientes são necessários para o equilíbrio do nosso organismo e essenciais para ajudar nosso corpo a prevenir possíveis doenças.
E como isso pode afetar o ambiente de trabalho?
Ainda de acordo com a OMS, estão entre as principais causas de afastamento no Brasil: Depressão (59%); Transtorno de Ansiedade (63%); Estresse (37%); e Síndrome do Burnout (44%).
Saúde mental é um assunto sério, que precisa ser cada vez mais discutido dentro e fora dos ambientes corporativos. É preciso combater o preconceito para falarmos que saúde mental não é sinônimo de loucura. Todos podem sofrer ou conhecer alguém que sofre deste tipo de mal. Por isso, é muito importante buscar a ajuda de um profissional da saúde, sempre que sentir o agravamento do caso, afinal, saúde mental é um assunto sério e deve ser tratado como tal. Só assim podemos evitar as consequências para um problema tão humano.
O que você pode fazer para começar esse cuidado agora mesmo, é incluir hábitos saudáveis na sua rotina, principalmente uma alimentação balanceada que, muitas vezes, fica negligenciada devido às correrias do dia a dia.
A alimentação e o “Hormônio do Prazer”
O Triptofano é um grande exemplo de como a alimentação pode influenciar na nossa saúde mental. Ele é um aminoácido essencial que só pode ser obtido através da alimentação, sendo responsável por ajudar na produção de hormônios importantes como a Serotonina, conhecida como o “hormônio do prazer” e responsável por diversas funções metabólicas
Em que alimentos é possível encontrar o Triptofano?
Por ser um aminoácido essencial, ou seja, uma substância que o nosso organismo não consegue produzir, é preciso ficar atento aos alimentos que contém o Triptofano na sua composição.
Confira alguns exemplos:
- Queijos, ovos e salmão
- Abacaxi, abacate e banana
- Nozes, amêndoas e castanhas
- Batata
- Ervilhas
- Tofu
Anotou essas dicas? Então aproveita para colocar em prática hoje mesmo e, se precisar, lembre-se que é possível complementar a obtenção desses nutrientes através dos suplementos alimentares. Se precisar, não exite em pedir ajuda de um profissional da saúde.
Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.
Fontes:
- Saúde Mental. Disponível em: <https://einstein.br/saudemental> Acesso: Maio de 2021
- Alimentação tratamento e transtornos mentais Idade Disponível em:<https://holiste.com.br/alimentacao-tratamento-transtornos-mentais/#:~:text=Uma%20dieta%20rica%20em%20alimentos,total%20de%20energia%20e%20nutrientes.> Acesso: Maio de 2021
- Alimentação e saúde mental – qual é a relação e quais os impactos Disponível em: <https://hospitalsantamonica.com.br/alimentacao-e-saude-mental-qual-e-a-relacao-e-quais-sao-os-impactos/> Acesso: Maio 2021
- Saúde Mental no ambiente corporativo. Disponível em: <https://blog.psicologiaviva.com.br/saude-mental-no-ambiente-corporativo/> Acesso: Maio de 2021